Meios de comunicação na busca a desaparecidos

28-08-2010 10:38

 

No Brasil, estima-se que 40 mil crianças e adolescentes desapareçam todos os anos. Cerca de 10 a 15% desses casos não são resolvidos de imediato e essas pessoas permanecem desaparecidas por longos períodos ou jamais são encontrados.

Para evitar, inibir ou ajudar na rápida localização, o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) apresentou o projeto de lei 2.893/08 para criar um sistema de divulgação em tevê e rádio que possibilite encontrar e resgatar crianças desaparecidas logo nas primeiras horas após o registro da ocorrência.

Segundo o deputado, os especialistas dizem que as primeiras horas são críticas para a recuperação das crianças, pois quanto mais o tempo passa, mais aumentam as chances de o sequestrador se afastar do local.

O projeto, batizado de ‘Alerta Amber’, se baseia em sistema implantado nos Estados Unidos, onde 800 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos. O Alerta AMBER é uma homenagem a uma garotinha de Arlington, Texas, seqüestrada e morta em 1996. Ela tinha 9 anos à época e estava passeando de bicicleta perto de sua casa quando foi raptada por um homem com uma caminhonete. Seu corpo foi encontrado quatro dias depois em um canal a 6 km de sua casa. O crime jamais foi esclarecido.